domingo, 15 de março de 2009

Think different - remember this one?

Na semana passada teve lugar a conferência The New Marketing Rules na Exponor, organizada pela QSP.
Bela novidade ter um cabeça de cartaz português entre os 3 oradores principais. Na realidade, Luís Reis, COO e administrador da Sonaecom, fez bem mais do que ser "o" português entre os speakers internacionais Miklos Sarvary e Kevin Keller. Luís Reis foi, na verdade, a estrela da sessão, com uma apresentação cheia de energia, provocação e matéria para pensar e fazer diferente que deveria ser o principal motivo porque se assiste a uma conferência.
A sua intervenção "Brands that make sense" vai estar disponível, bem como uma entrevista, no Videonomics, mas hoje quero aqui deixar um dos momentos da sua apresentação. A famosa campanha do Mac - Think Different foi um dos mais interessantes exercícios de diferenciação e posicionamento numa era em que não se falava de inovação como critério de sobrevivência (ainda que sempre o tenha sido).
Marketing inteligente que sabe sempre bem recordar.
Uma nota ainda sobre o tema dos speakers. Trazer gurus internacionais é um negócio. Cá como em tantos outros mercados, a começar pela pátria de 90% dos gurus, os EUA que tem aqui uma das suas indústrias.
Se pensarmos nos valores cobrados, que rondam mínimos de 25 mil euros para aspirantes a gurus ou novatos promissores a 150 mil para estrelas consagradas, valerá a pena reflectir sobre a (in)existência de portugueses como figuras de primeira linha (até há poucos anos, Ernâni Lopes e António Borges eram dos poucos nomes nacionais que efectivamente cobravam a sua presença em conferências, indicador fundamental quando se avalia o nível de profissionalização de qualquer sector). Não é por falta de qualidade seguramente. No mundo académico e no mundo das empresas, só para referir dois eixos fundamentais, temos pessoas de grande qualidade e com conhecimento e valor para partilhar. E, se em encontros de quadros já ninguém se espanta de pagar cachet a treinadores e outros atletas, valerá a pena alguma reflexão e sobretudo alguma inflexão.

Sem comentários: