sexta-feira, 20 de março de 2009

The Mom Song - um parque infantil no campus

O estudo de duas professoras, duas mulheres, da Universidade de Berkeley – Haas School of Business deixa pistas que dão que pensar. Catherine Wolfram e Jane Leber Herr descobriram na sua pesquisa – intitulada "Opt-Out Patterns Across Careers: Labor Force Participation Rates Among Educated Mothers" – que 28% das mulheres que completaram MBA em Harvard, 15 anos depois são, por opção, mães a tempo inteiro. A percentagem de gestoras que vai para casa é substancialmente superior à de médicas (6%) e mesmo advogadas (21%).
O estudo acompanhou o percurso de cerca de 1000 mulheres com MBAs concluídos em Harvard entre 1988 e 1991 e compilou um conjunto de dados biográficos e de indicadores.
O compromisso entre carreira e família afigura-se efectivamente mais difícil de atingir no mundo dos negócios. Há um número significativo, por exemplo, de mulheres médicas a exercerem em regime de part-time, mas essa solução é virtualmente impraticável para quem trabalha na banca e consultoria.
Numa era em que 2/3 dos alunos em praticamente todas as universidades do mundo são mulheres, a pressão aumenta para que surjam novas soluções no mercado de trabalho e na própria universidade. Segundo dados de 2007 nos Estados Unidos, 31% dos participantes nos 25 programas de referência de MBA em regime de full time são mulheres e o desafio passa por saber conservar estas mestres de gestão no activo quando formam família ou se já têm essa condição.
Para responder a estas necessidades, algumas escolas de gestão estão a criar novas estruturas integradas no campus, como organizações para apoio à família e parques infantis, e disponibilizam ajuda na re-colocação dos estudantes após o curso. É por exemplo o caso da Northwestern's Kellogg School of Management, mas parece certo que outras lhe seguirão as pisadas.

Publiquei hoje, a 20 de Março de 2009, este artigo no Jornal de Negócios num dossier especial sobre MBAs. O vídeo The Mom Song é uma ilustração tão verdadeira e tão absolutamente quotidiana da vida de milhões de working mothers que foi irresistível usá-lo.
Ontem foi Dia do Pai e, felizmente para as working mothers e para as non-working-but-still-working mothers, também existem pais que fazem justiça a uma Dad Song.

Sem comentários: