segunda-feira, 24 de novembro de 2008

The Verge - "Ajudem-nos a 'vender' Deus"

Não é fácil supreender as audiências profissionais de conferências. Depois das 20 primeiras, todas tendem a ser mais iguais do que diferentes e, por isso mesmo, cada vez é mais fundamental o factor surpresa e a aposta em fazer diferente.
A 5 de Junho, a Ogilvy em colaboração com a AESE trouxe a Portugal o “The Verge”, uma iniciativa que a multinacional de comunicação tem em marcha há alguns anos e que visa debater o que de mais entusiasmante se faz na criatividade digital.
A Ogilvy trouxe algumas estórias memoráveis. Como, por exemplo, a da congregação americana que passou à agência um briefing absolutamente sui generis: ajudem-nos a vender Deus. De acordo com o cliente, as estatísticas mostravam que havia mais crentes, mas essa evolução não se traduzia em presenças na igreja.

O trabalho realizado é revelador da produnda maleabilidade do meio digital, mas também de uma abertura de espírito notável.
A campanha arrancou a uma sexta-feira com um email: “Thank me. It’s Friday”. Assinado: God. No domingo seguinte, era a vez da TV: “Even I rested on the seventh day. Enjoy”. Durante a semana, a campanha chegava às ruas. Nos autocarros, lia-se: “Drive carefully, You are not ready to meet me yet”. Para fechar, com chave de ouro, em sms: “When you talk to me they call it a prayer, when I talk to you they call it scquizofrenia”.

Mais que os resultados, o estímulo da conferência foi servido na forma das possibilidades fantásticas do meio digital.
A IBM trouxe ao mesmo palco um estudo sobre os consumidores de internet, com enfâse nos “kool kids”, sub-24, que têm mais tempo que dinheiro. Um grupo que tem 3 vezes mais possibilidades de estar nas redes sociais, disponível para ver publicidadade sob certas condições. Que condições? Trocando conteúdos por conteúdos e consumindo publicidade que se mistura naturalmente (atenção não se trata de manipulação ou de publicidade encapotada) com entretenimento.

Fica aqui a apresentação da Patou Nuytemans, em Londres, à falta de imagens em Lisboa. Espero que em 2009 a iniciativa se repita e o Videonomics lá estará.

Para todos os que se interessam pelo tema, vejam também:

The Verge - O que é e o que pretende alcançar

US Kids Online

The end of television as we know it



Sem comentários: